Caso queira contar com o apoio de nosso receptivo, preencha aqui:

 
Enviar
Fechar

Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau

Secretaria de turismo do Governo do Estado de São Paulo


Festival de Inverno Bragança Paulista

Programação tem muita música, dança, teatro, circo, cinema e muito mais. Confira!



Em julho acontece o 14º Festival de Inverno de Bragança Paulista, com 30 atrações culturais distribuídas em 15 diferentes locais da cidade. Na programação, há muita música, teatro, dança, audiovisual e atrações para as crianças. Este ano, o festival ocorre entre os dias 4 e 26 de julho recheado de espetáculos e shows.
A novidade na curadoria deste ano é que foi lançado um edital de chamamento público, aberto entre os meses de março e abril, para grupos artísticos com interesse em se apresentar na cidade. Também foi lançado um edital específico para que locações diversas interessadas em receber atrações fossem catalogadas. Três delas foram selecionadas para esta edição e participarão ativamente do Festival.
Confira a programação do evento, que terá nove dias dedicados à música, uma semana inteira ao teatro e um fim de semana à dança, além de uma seleção de eventos voltados para o público infantil. O cineclube manterá sua programação normal, às terças, mas com curadoria pensada para o festival.

Atração: Thiago Deejay (89FM – A Rádio Rock)
Data: 04/07
Categoria: Música
Local: Praça Raul Leme
Horário: Das 10h às 14h
Apresentador dos programas Ramona, Madrugada Insana e Rock’n’Roll Party, na 89 FM – A Rádio Rock, Thiago Deejay também é residente da Festa dos Perdidos, aos sábados no Clube Outs (SP). Em Bragança, ele estará à frente das pick ups durante a abertura do Festival.

Atração: Parô Palhaçada (Os Profiçççionais)
Data: 04/07
Categoria: Infantil
Local: Praça Raul Leme
Horário: 10h30
Este espetáculo valoriza as famosas gags de circo tradicional, revivendo o trabalho do palhaço de picadeiro. Com o trio de palhaços Tiba, Manteguinha e Ching Ling é possível reviver as décadas de ouro da comédia de picadeiro.

Atração: Canções Velhas para Embrulhar Peixe (com Peri Pane) – ProaC
Data: 04/07
Categoria: Música
Local: Praça Raul Leme
Horário: 12h
Peri Pane apresenta “Canções Velhas Para Embrulhar Peixes – Volume 2” que ganhou o prêmio estadual ProaC na categoria de gravação de disco inédito de canção e circulação.

Atração: Asas de um Sonho – Grupo Ares
Categoria: Dança
Data: 04/07
Local: Praça Raul Leme
Horário: 13h
Espetáculo visual que combina movimentos da dança contemporânea e urbana com inovadoras técnicas de dança aérea, que fala do sonho de voar, um dos mais antigos que o homem já teve.

Atração: Nelson Sargento da Mangueira
Data: 05/07
Categoria: Música
Local: Casa de Cultura
Horário: 20h
Aos 90 anos de idade, o grande sambista Nelson Sargento assina mais de quatrocentas músicas, entre elas o clássico “Samba, Agoniza, mas não morre”, que traduz o sentimento do povo carioca pelo samba, gênero que o consagrou mundo afora.  Também é escritor, ator e artista plástico.

Atração: PONTO MIS – O Divino, de Repente + Edifício Master
Data: 07/07
Categoria: Audiovisual
Local: Mini-Mis (Casinha do Lago)
Horário: 19h30
Tradicional edifício situado em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, com cerca de 500 moradores. Apesar da localização nobre, os habitantes do prédio pertencem à classe média baixa e possuem as mais pitorescas histórias de vida. Na produção deste documentário, o diretor e sua equipe habitaram o edifício durante três semanas.

Atração: Doze Homens e Uma Sentença (Grupo Tapa)
Data: 08/07
Categoria: Teatro
Local: Casa de Cultura
Horário: 19h30
Baseada em filme homônimo de 1957 e dirigida por Eduardo Tolentino de Araújo, a peça narra o julgamento de um homem acusado de matar o pai. A história coloca em questão a ideia de democracia e discute temas como a pena de morte. Sucesso de público e crítica do circuito de teatros de SP, o espetáculo acumula quase 30 mil espectadores em mais de 350 apresentações e recebeu prêmio de Melhor Espetáculo da APCA, em 2010.

Atração: Canja na Praça
Data: 09/07
Categoria: Música
Local: Praça do Matadouro
Horário: 14h às 20h
O tradicional projeto de Canja, que abre espaço para artistas amadores da área de música apresentarem seus trabalhos, esse ano acontece na Praça do Matadouro. Os interessados devem realizar suas inscrições na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de segunda a sexta das 9h às 17h, até o dia 06/07. Serão montados dois palcos na praça para a realização dos shows.

Atração: América Vizinha (Los Cucarachos)
Data: 09/07
Categoria: Teatro
Local: Centro Cultural Geraldo Pereira (Matadouro)
Horário: 20h
Baseada na obra O Século do Vento, de Eduardo Galeano, a montagem faz um paralelo entre histórias latinas do século passado e o Brasil, a partir de um povoado fictício batizado de San Pueblo Exildo. Lá vivem personagens como Frida Kahlo, Che Guevara, Carlos Gardel e Evita Perón, em meio a histórias baseadas nas guerras da região. A montagem integra resultado dos núcleos de pesquisa da companhia.

Atração: O Grande Viúvo (Teatro Cego)
Data: 10/07
Categoria: Teatro
Local: Centro Cultural Geraldo Pereira (Matadouro)
Horário: 19h30 e 21h
É um formato teatral inovador em que o espetáculo acontece na total escuridão, convidando o espectador a abdicar momentaneamente da visão e acompanhar a trama através dos outros quatro sentidos. Durante a apresentação, sons, vozes e cheiros chegam à plateia vindos das mais variadas fontes, convidando o público a uma nova ‘visão’ do ambiente cênico. Peça é uma adaptação de texto de Nelson Rodrigues.

Atração: Quarteto Sentinela
Data: 10/07
Categoria: Música
Local: Acervo Tuzzi
Horário: 22h
São reconhecidos pela qualidade e versatilidade, seja em festivais acompanhando renomados artistas brasileiros, quanto por projetos educativos e de formação musical. O Quarteto tem sua identidade musical diretamente vinculada ao movimento Clube da Esquina. Show de abertura com Erik Salles (selecionado via edital de chamamento), contrabaixista bragantino que acaba de lançar seu novo trabalho, Projeto Estrada Real.

Atração: Boneco, ritmos e música (Cia Bonecos Urbanos)
Data: 11/07
Categoria: Infantil
Local: Feira do Parque dos Estados
Horário: 11h
Une o lúdico e o educativo para mostrar a diversidade das grandes cidades e as diferenças culturais dos habitantes. O espetáculo é totalmente musical e interativo, a trilha passeia por ritmos modernos e tradicionais como rap, reggae, samba, moda de viola e outros. A companhia é responsável pela criação e manipulação dos bonecos do “Cocoricó”, exibido na TV Cultura.

Atração: Fale mais sobre isso… (Flavia Garrafa)
Data: 11/07
Categoria: Teatro
Local: Casa de Cultura
Horário: 20h
A atriz e psicóloga Flávia Garrafa interpreta Laura, uma terapeuta que precisa lidar com sua vida enlouquecedora e com os problemas de seus pacientes – todos representados pela própria atriz. Comediante de mão cheia, Flávia já participou de 25 peças, teve papeis fixos nas novelas “Morde & Assopra” e “Amor Eterno Amor”, se tornou popular como a hilária Ana Maria, do seriado “Surtadas na Yoga”, da GNT.

Atração: Rodrigo Mattos e Praiano + Guaporé & Guaranito
Data: 12/07
Categoria: Música
Local: Feira da Amizade
Horário: 20h
Praiano vem de grandes parcerias, tendo iniciado sua trajetória com Tião Carreiro, Peão Carreiro e, por último, Ronaldo Viola. Rodrigo Mattos é conhecido pelo seu excepcional trabalho com a viola. A dupla está junta desde 2006 e tem como meta manter a tradição da música sertaneja de raiz. Show de abertura com Guaporé e Guaranito, vencedores do 5º Festival de Música Sertaneja (50ª Expoagro de Bragança Pta.- 2015).

Atração: Cabeça Oca (Cia Talagadá)
Data: 12/07
Categoria: Teatro
Local: Casa de Cultura
Horário: 19h
Encenada com manuseio de bonecos, a peça é uma metáfora das atitudes desprovidas de razão. Por meio de poéticas visuais do teatro animado, transita entre o real e o imaginário em cenas independentes, mas, dialogando entre si numa estética influenciada pelo surrealismo, nas quais as maiores adversidades das relações humanas, tais como a opressão, violência, intolerância, preconceito e alienação são tratados de forma onírica.

Atração: Edith Cultura: Cineclubes Livres: 14ª Mostra do Filme Livre
Data: 14/07
Categoria: Audiovisual
Local: Mini-Mis (Casinha do Lago)
Horário: 19h30
A Mostra do Filme Livre (MFL) é a maior mostra brasileira de filmes independentes. Em 2014 foi exibida durante 3 meses seguidos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, além do Circuito de Cineclubes. Será exibida pela primeira vez em Bragança.

Atração: Mauricio Takara + Especulação Alienígena
Data: 16/07
Categoria: Música
Local: Public House (PUB)
Horário: 22h
Baterista das bandas Hurtmold, que acompanhou Marcelo Camelo em carreira solo, e São Paulo Underground, vem apresentar seu projeto solo autoral. Show de abertura com Especulação Alienígena (selecionado via edital de chamamento) – rock de outro mundo, diretamente de Bragança.

Atração: Arrigo Barnabé e Claras e Crocodilos
Data: 17/07
Categoria: Música
Local: Casa de Cultura
Horário: 20h
Em seu primeiro álbum, “Clara Crocodilo” de 1980, Arrigo Barnabé foi recebido como a maior novidade da música brasileira desde a Tropicália. Em 1984, seu disco “Tubarões Voadores”,  foi considerado um dos melhores do ano pela revista francesa Jazz Hot. Em Bragança, apresentará na íntegra seu grande clássico Clara Crocodilo, acompanhado do grupo Claras e Crocodilos.

Atração: Krisiun + Confronto + Sardonic Impious + Kollision
Data: 18/07
Categoria: Música
Local: Ciles do Lavapés
Horário: 17h
Atualmente considerado o maior expoente do rock pesado nacional no exterior, já excursionaram pela Europa, Estados Unidos e Japão participando dos maiores festivais de heavy metal do mundo. Trazem para Bragança a turnê de lançamento do seu sétimo disco, “Southern Storm”. Show de abertura com Confronto, um dos nomes mais respeitados da cena Metal / Hardcore sulamericana, completando 14 anos de carreira. Kollision (selecionado via edital de chamamento) lança seu primeiro CD, “The Stage Of Death”, e ainda Sardonic Impious (também via edital), que tem mais de 15 anos dedicados ao black metal.

Atração: Ciranda das Flores (Cia Prosa dos Ventos)
Data: 19/07
Categoria: Infantil
Local: Casa de Cultura
Horário: 15h
O colorido espetáculo é recheado de cantigas infantis e nasceu como apresentação de rua e foi ganhando corpo, chegando ao atual formato. Dois atores e um músico, com a ajuda de diversas canções folclóricas e brincadeiras, contam a história singela de uma jardineira e um semeador, apaixonados um pelo outro, mas sem coragem de se declararem.

Atração: Camarones Orquestra Guitarrística + Figueroas Lambada Quente + Zé Pi
Data: 19/07
Categoria: Música
Local: Teatro Rural Busca Vida
Horário: 17h
Camarones Orquestra Guitarrística (selecionado via edital de chamamento) - grupo de rock instrumental que faz mais de 100 shows por ano e acaba de voltar da Europa. Zé Pi (selecionado via edital de chamamento) - com vasta experiência musical, acaba de lançar seu primeiro disco solo, Rizar, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Figueroas Lambada Quente, a sensação do momento, que te deixará dançando por várias horas.

Atração: CINETELONA – Rio 2
Data: 21/07
Categoria: Audiovisual
Local: Escola Municipal Francisco Murilo Pinto
Horário: 19h
Blu vive feliz no Rio de Janeiro ao lado da companheira Jade e seus três filhotes. Por acaso eles encontram a pena de uma ararinha azul, o que pode significar que Blu e sua família não sejam os últimos da espécie. Assim, toda a família parte em uma viagem pelo interior do Brasil rumo à floresta amazônica sem imaginar que, logo ao chegar, encontrarão um velho inimigo.

Atração: CINETELONA 3D – Meu-Malvado-Favorito-2Meu Malvado Favorito 2
Data: 21/07
Categoria: Audiovisual
Local: Escola Municipal Lúcia Helena Pugiali
Horário: 19h
Gru mudou radicalmente sua vida e agora seu negócio é se dedicar às filhotas, deixando de lado os tempos de vilão. Ele só não contava que seu passado de “ladrão da Lua” pudesse falar mais alto e ser responsável pelo seu recrutamento, através da Liga Anti-Vilões, para salvar o mundo na companhia da agente Lucy.

Atração: PONTOS MIS – A Jaula + Medos Privados em Lugares Públicos
Categoria: Audiovisual
Data: 21/07
Local: Mini-Mis (Casinha do Lago)
Horário: 19h30
Vencedor do prêmio de Melhor Direção no Festival de Veneza, o filme reúne grandes nomes do cinema francês para contar histórias sobre a intimidade de diversos personagens parisienses. São pessoas solitárias em busca do amor que ora se cruzam, ora se afastam.

Atração: Atti Kotti – Núcleo Hana
Data: 23/07
Categoria: Dança
Local: Casa de Cultura
Horário: 20h
A apresentação é inspirada na série de animais “Anzuology”, criada pela dançarina de butoh (dança moderna japonesa) Anzu Furukawa. Três animais – o crocodilo, o pássaro e o inseto – ressurgem em outros corpos habitados por memórias de infância e de amores partidos.

Atração: Lord Bishop Rocks + Vanilla Motel
Data: 23/07
Categoria: Música
Local: Public House (PUB)
Horário: 22h
Uma mistura audaz e louca de Rock’n’Roll, funk, energia, suor e alma. Sua performance causa um impacto sonoro e visual que envolve e atrai o público transformando o show em um evento memorável. Show de abertura com Vanilla Motel (selecionado via edital de chamamento), banda de rock alternativo, lançando seu primeiro disco com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Atração: Quando efé (Cia Fusion de Danças Urbanas)
Data: 24/07
Categoria: Dança
Local: Casa de Cultura
Horário: 20h
Grupo une a cultura mineira ao hip hop em seu novo trabalho, intitulado “Quando Efé” (de repente). Com base em elementos que vão de expressões locais a tradições musicais, religiosas e cênicas do estado, a obra traz questionamentos sobre a relação da sociedade contemporânea com sua memória por meio de danças urbanas.

Atração: Crossroad (Paraladosanjos)
Data: 25/07
Categoria: Dança
Local: Ginásio de Esportes Lourenção
Horário: 20h
Espetáculo performático-aéreo-musical. Uma faixa de pedestres cruza o piso de ponta a ponta. Sobre ela, personagens comuns aos becos e ruas de qualquer grande cidade andam depressa, se trombam, se entreolham, se agridem, se enamoram. Mas, como no teatro a magia é permitida, os personagens literalmente voam sobre a encruzilhada, quebrando e alterando o ritmo de histórias corriqueiras. Na trilha sonora, músicas do Tom Waits.

Atração: Tchu tchu tchu (Paraladosanjos)
Data: 26/07
Categoria: Infantil
Local: Parque da Magia (parquinho do Lago)
Horário: 16h
Uma divertida e acrobática historia de dois casais banhistas que estão na praia, na maior descontração, quando são surpreendidos por um terrível, e solitário, Tchubarão. Tchu-Tchu-Tchu é um espetáculo que se propõe a mesclar a virtuose técnica circense, por meio de acrobacias no trapézio, em tecidos e também com perna de pau, ao fazer teatral.
Obs: em caso de chuva a apresentação acontecerá no Ginásio de Esportes Dr. Lourenço Quilici.

Atração: Hermeneto Pascoal + Neto Stefani
Data: 26/07
Categoria: Música
Local: Arena do Lago
Horário: 18h
Considerado um dos músicos mais inventivos do mundo e um ícone da música experimental, o multi-instrumentista, compositor e arranjador alagoano Hermeto Pascoal fará o show de encerramento do Festival deste ano. Com mais de 50 anos de carreira e uma vasta discografia, trará ao palco instrumentos inusitados como chaleira, escaleta, copo d’água, berrante, entre outros. Show de abertura com Neto Stéfani (selecionado via edital de chamamento), violeiro bragantino que já participou dos principais programas e festivais de música sertaneja do país.


Mais informações: SMCT Brag Pta - comunicacao.smct@gmail.com